Eu sou um título. Clique duas vezes para editar.

Se identifique e pergunte para nós!
Quer saber a senha para poder ter acesso a algumas páginas bloqueadas?
Josué 1: 1-9.
INTRODUÇÃO.
Se o livro de Josué fosse uma ficção, poderíamos aceitá-lo como uma emocionante história de aventura, mas este livro contem fatos reais e faz dele um livro genuíno das Sagradas Escrituras.
O que isso significa nos dias de hoje? Deus chamou Josué para ser um general e liderar o exército de Israel numa conquista santa. No entanto, o que estava em jogo nessa conquista era algo maior do que apenas a invasão de uma terra, eram questões que dizem respeito à nossa vida e fé nos dias de hoje.
O livro de Josué trata de um recomeço, e muitos cristãos de hoje precisam de um recomeço. Depois de quarenta anos vagando pelo deserto, o povo de Israel apropriou-se de sua herança e pode desfrutar das bênçãos da Promessa. É esse tipo de vida que Deus deseja que tenhamos em nosso tempo. O Senhor Jesus quer nos conduzir, e tem nos abençoado com toda sorte de bênçãos.
Através desse estudo vamos aprender os cinco estágios para alcançarmos os nossos objetivos no ministério.
-
JOSUÉ, O ESCRAVO.
Deus passou vários anos preparando Josué para o seu chamado. Tem pessoas que tem pressa em assumir algo maior. Josué nasceu na escravidão no Egito, e na verdade o seu nome de nascença era Oseias, que significa “salvação” (Números 13: 8). Mais tarde Moisés mudou esse nome para Josué (Números 13: 16) que significa “Jeová é a Salvação”. Enquanto estava no Egito, Josué viu sinais e prodígios que Deus realizou. Muitas vezes Deus nos deixa no Egito por um tempo para aprendermos primeiro, para depois nos promover. O escravo somente obedece.
-
JOSUÉ, O SOLDADO.
Josué foi escolhido por Moises para ser soldado e comandante porque com certeza, Moises já tinha informações do quanto Josué havia sido fiel mesmo sendo escravo. O primeiro ato oficial de Josué como comandante é a batalha do povo de Israel e os Amalequitas (Êxodo 17: 8-16). Moisés era profeta e legislador, mas Josué era o seu comandante. A batalha que você está enfrentando, é um tempo de prova o qual Deus está examinando sua fé e coragem. Faça de toda ocasião uma grande ocasião, pois você nunca sabe quando alguém pode estar medindo você para algo maior.
-
JOSUÉ O SERVO.
Em Êxodo 24: 13 Josué é chamado de servo ou servidor de Moisés. Josué deixa de ser somente um comandante de guerra e passa agora a servir Moisés também nas questões espirituais. Quando observamos a Josué como servo começamos a entender o porquê Ele era um vencedor como soldado, suas vitorias estavam associadas a sua submissão à vontade de Deus (Josué 1: 8). Josué não era apenas um guerreiro experiente, mas também um adorador, e sabia viver na presença de Deus.
-
JOSUÉ O ESPIA.
Quando Israel chegou a Cades-Barneia, na fronteira a terra prometida, Deus ordenou a Moisés que escolhesse doze homens para espiar a terra prometida, dentre eles estava Josué. Depois de quarenta dias investigando a terra, os espias voltaram e relataram a Moisés que, de fato a terra era boa, no entanto, dez desses espias desanimaram o povo dizendo que Israel não era forte o suficiente para vencer o inimigo, enquanto dois dos espias, Josué e Calebe, ao invés de desanimar o povo, incentivaram o povo a confiar em Deus e a entrar na terra. Infelizmente, o povo deu ouvido aos dez espias incrédulos. Foi esse ato de incredulidade e de rebeldia que adiou a conquista da terra durante quarenta anos.
Cuidado, um ato de rebeldia e incredulidade pode atrasar a tua benção. Os dez espias olharam para Deus através das dificuldades, enquanto Josué e Calebe não olharam para as dificuldades e sim para o DEUS ONIPOTENTE. Deus para Josué e Calebe era grande e suficiente para as batalhas que Israel enfrentaria adiante. Ser espia de Deus é olhar para Deus e não para as dificuldades.
-
JOSUÉ, O SUCESSOR.
Agora fica fácil entender o porquê Deus escolheu a Josué como sucessor de Moisés. Quando Moisés estava se preparando para morrer, pediu a Deus que desse um líder ao povo, e Deus nomeou Josué (Números 27: 18-23). Assim como Moisés, Josué era humano e cometeu erros, mas continuou sendo o líder escolhido e ungido de Deus, E O POVO SABIA DISSO. Foi por esse motivo que os israelitas disseram a Josué: Como em tudo obedecemos a Moisés, assim obedeceremos a ti (Josué 1: 17). O povo de Deus na igreja de hoje precisa reconhecer os líderes de Deus e dar-lhes o respeito que lhe é devido como servos do Senhor (I Tessalonicenses 5: 12-13).
CONCLUSÃO.
O segredo do sucesso de Josué foi sua fé na Palavra de Deus, em seus mandamentos e promessas (Josué 1: 6-9). E também soube entender e passar pelos cinco estágios que acabamos de ver nesse estudo. Não atropele o teu ministério por causa de preocupações desnecessárias. De um modo geral, enquanto você não passar por esses cinco estágios, você não chegará ao topo. Para ser líder, primeiro tem que aprender obedecer. Tudo nessa vida começa de baixo. Não é do meio, e não é de cima. Ninguém pode liderar se ainda não aprendeu a ser liderado.
Pastor Luis Antonio de Carvalho
OS CINCO ESTÁGIOS PARA ALCANÇARMOS O TOPO

