top of page

Eu sou um título. Clique duas vezes para editar.

Se identifique e pergunte para nós!

Quer saber a senha para poder ter acesso a algumas páginas bloqueadas?

Salmo 3

INTRODUÇÃO.

 

Davi passava por um momento difícil, o seu próprio filho havia se rebelado contra o pai e o perseguia (II Samuel 16-19). Sua frustração culminou em ser destronado pelo próprio filho (II Samuel 15: 14). Rebelião se resume em deslealdade, juntamente com Absalão existia um exercito que compartilhava das suas ideias. O versículo 2 relata que havia um boato de que Deus o abandonara. COMO É DIFÍCIL VENCER A ESCURIDÃO, há momentos em nossa vida que parece não ter saída, e este momento se agrava quando aqueles que estão do nosso lado se voltam contra nós mesmo. Que dureza! Há quatro ideias notáveis neste salmo.

 

  1. AS PESSOAS FALHAM E ATRAIÇOAM (versículos 1 e 2).

 

Davi parece não acreditar no que vê, ele não esperava por isso. O homem segundo o coração de Deus se vê com poucos amigos e muitos inimigos. No momento da escuridão somem todos àqueles que dizem serem amigos, alguns não somem, mas mudam de lado. Pode ter certeza, são muitos os que querem ver a nossa ruína. Davi relata que o mais machuca são os seus (Salmos 55: 12-14). Mas em tudo isso existe o lado positivo de Deus, é nesta hora que mais buscamos a Deus.

 

  1. MAS HÁ UM DEUS QUE PROTEGE (Versículos 3 e 4).


Quando buscamos a Deus, começamos a confiar novamente. O Exército de Absalão era contra Davi, mas Deus era o seu escudo. Absalão através da rebelião queria que Davi abaixasse a sua cabeça, mas Deus o Exalta diante de todos os seus opositores. São muitos os que querem nos derrubar, mas Deus nos coloca de Pé. Esta compreensão começa quando Davi para de olhar somente para o perigo e agora ele busca socorro ao Deus todo poderoso através da oração.

 

  1. OS EFEITOS DA PROTEÇÃO DIVINA (Versículos 5 e 6).

 

O versículo começa com uma frase de segurança; “deito e pego no sono”. Pegar no sono é descansar, note o contraste do inicio do Salmo, agora, Dave dorme sabendo que Deus é o seu protetor (Salmo 127: 1). O versículo 6 é a narrativa de um vencedor, é como se Davi dissesse assim ao seu filho Absalão: Agora eu orei ao meu Deus e você e todo o seu exercito vai se ver com Ele. A igreja primitiva, no seu momento de crise, agiu com a mesma confiança (Atos 4: 24-31).

 

  1. A VITÓRIA E A BÊNÇÃO DO QUE CONFIA (Versículo 7 e 8).


Davi era o rei e não esperava apenas um alívio provisório, mas a vitória permanente para aquele caso. Quem você é para Deus? (I Pedro 2: 9). Somos aquilo que cremos, se cremos que somos filhos do Deus Altíssimo, então alcance a vitoria permanente e não somente livramento temporário.


CONCLUSÃO.


Do espanto à certeza da vitória. Quem ora deve crer que será atendido. Mas a grande lição: A DOR DEVE NOS LEVAR PARA MAIS PERTO DE DEUS.

 

Pastor Luis Antonio de carvalho

Como é difícil vencer a escuridão

bottom of page